top of page

EQUIPA

Coordenador - zezere@campus.ul.pt

Doutoramento em 1998 e Agregação em 2010 em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Professor Catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Geográficos e coordenador do núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Membro da Comissão Executiva do CERG (European Centre on Geomorphological Hazards), do Conselho da Europa; Membro da Commission on Hazards and Risks, da International Geographical Union; Membro regular da European Geosciences Union. Coordenador dos projectos de investigação MapRisk - Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-11) e DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13). Coordenador das equipas de Riscos e Protecção Civil na elaboração dos Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT) do Oeste e Vale do Tejo e Área Metropolitana de Lisboa.

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes; Avaliação de Perigos e Riscos Naturais; Geomorfologia Aplicada; Ordenamento do Território.

ana.rilo@gmail.com

Bolseira de doutoramento da FCT.

aldinapiedade@campus.ul.pt

Doutoramento em Ciências da Terra em 2016, pela Cardiff University, Reino Unido, financiado pela Fundação para a Ciência e para a Tecnologia (FCT), com inicio em Janeiro de 2012. Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2010. Licenciada em Geografia, variante de Geografia Física e Ordenamento do Território pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2006.

Principais áreas de Investigação: Instabilidade de vertentes; Suscetilibidade a movimentos de vertente; Modelação espacial; Sistemas de Informação Geográfica; Interpretação em Sísmica 3D; Deslizamentos submarinos e Movimentos de transporte de massas submarinas (vertentes com tectónica de sal).

afonseca.geo@gmail.com

Doutorado em Geografia Física com a tese intitulada “Tectónica Activa e Evolução do Relevo do Rif Central (Marrocos)”. Mestre em Geografia Física pela Universidade de Lisboa no ano de 2009, com a tese “Estudo de Geomorfologia Tectónica da Serra de Montejunto”. Investigador do Centro de Estudos Geográficos do núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam).

Principais áreas de investigação: Geomorfologia Tectónica; Geomorfologia Dinâmica; Instabilidade de vertentes; Geomorfologia Aplicada; Cartografia Geomorfológica; Avaliação do Património Geomorfológico.

angela.santos@campus.ul.pt

Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Tohoku, Japão, 2008 com o título “Tsunami Hazard Assessment in Portugal by the Worst Case Scenario: The November 1st, 1755 Lisbon Tsunami”.
Desde 12/2011 - Investigadora do Centro de Estudos Geográficos, membro do núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam); 01/2009-12/2010 - Investigadora do Centro de Geofísica de Évora;
04/2003–09/2008 - Estudante de mestrado e doutoramento do Disaster Control Research Center, Universidade de Tohoku, Japão; 10/2001–04/2003 - Colaboradora do Instituto Geofísico Infante D. Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Projetos: 2012-2015 - Investigadora Principal do Projeto TsuRiMa - Gestão do risco de tsunamis para o ordenamento do território e a protecção civil (PTDC/CS-GEO/118992/2010), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; 2000 – 2001 - Colaboradora do Projeto RIMAR (Riscos Naturais Associados à Variação do Nível do Mar) Project PRAXIS XXI, Contrato No. 2/2.1/MAR/1743/95, Tese de Licenciatura.

Bolsas: 01/01/2012- até ao presente- Bolsa de Pós-Doutoramento, “Tsunami risk assessment for spatial planning and civil protection”, SFRH/BPD/75866/2011, FCT, Portugal: 01/01/2009 – 31/12/2010 - Bolsa de Pós-Doutoramento, “Strong ground motion simulation for seismic hazard assessment in the Lower Tagus Valley”, SFRH/BPD/45234/2008, FCT; 04/2003 – 09/2008 – Estudante de mestrado e doutoramento, Bolsa do Governo Japonês; Durante 3 meses em 2001 - Prodep, concurso público No. 1/3.2/PRODEP/2001, Proded III – Acção Financiada pelo Fundo Social Europeu e Governo Português.

Principais áreas de investigação: Modelação numérica de tsunamis (propagação e inundação). Avaliação de perigosidade e risco de tsunamis. Mitigação e educação de tsunamis. Topografia, Batimetria e GIS.

Artur Afonso

Estudante de doutoramento em Território, Riscos e Políticas Públicas.

bmeneses@campus.ul.pt

Doutorando em Geografia, ramo das Ciências da Informação Geográfica, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Mestre em Engenharia do Ambiente pelo ISA UTL em 2103; mestre em Geografia Física e Ordenamento do Território pelo IGOT-UL em 2011; mestre em Gestão do Território, com especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica pela FCSH-UNL em 2011. Licenciado em Geografia, variante em Geografia Física, pela FLUL em 2009. Atualmente é investigador no RISKam (CEG-UL).

Principais áreas de investigação: Alterações de uso e ocupação do solo; Gestão do território; Ambiente; Qualidade da água; Solos; Instabilidade de vertentes; Modelação territorial e análise espacial; SIG.

carlosbateira@gmail.com

Doutorado em Geografia Física .

cguillard@campus.ul.pt

Doutorada em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Mestre em “Sistemas Territoriais, Desenvolvimento Sustentável e Ajuda à Decisão” pela Ecole des Mines de Saint-Etienne; diplomada pela Escola de Engenharia Francesa « Ecole des Mines d’Alès » em 2009. Investigadora no núcleo de Investigação RISKam -  Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental - do Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Participação no projecto MapRisk - Metodologias de avaliação da perigosidade e risco de movimentos de vertente no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PTDC/GEO/68227/2006). Estudante de Doutoramento em Geografia Física na Universidade de Lisboa e Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Principais áreas de investigação: metodologias de avaliação da vulnerabilidade à escala regional e análise de risco de movimentos de vertente

cristina.s.henriques@gmail.com

Doutoranda em Geografia Física na Universidade de Lisboa (UL) financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a desenvolver o projecto intitulado “Modelos de avaliação e validação da susceptibilidade à ocorrência de movimentos de vertente na escala regional”. Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento pela UL no ano de 2009, com a tese “Dinâmica de vertentes no contexto da Reserva Ecológica Nacional: o caso de estudo do concelho de Caldas da Rainha”. Investigadora do Centro de Estudos Geográficos no Núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam).

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes; Avaliação de Perigos e Riscos Naturais; Geomorfologia dinâmica; Planeamento e Ordenamento do Território; Cartografia e SIG; Modelação e análise espacial.

eusebioreis@campus.ul.pt

Doutoramento em Geografia Física pela Universidade de Lisboa (2006). Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Geográficos. Investigador nos projectos: “New technologies for landslide hazard assessment and management in Europe” (1996-98); “Assessment of Landslide Risk and Mitigation in Mountain Areas” (2001-04); “Avaliação da degradação dos solos no Rif Central (Marrocos). Exemplo da bacia-vertente do oued Sahla” (2008-09); “Metodologias de avaliação de perigosidade e risco de movimentos de vertente no âmbito dos PMOT” (2008-10); “Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica em Portugal: base de dados SIG para apoio à decisão no ordenamento do território e planeamento de emergência” (2010-13). Consultor nas equipas de Riscos e Protecção Civil na elaboração dos PROT do Oeste e Vale do Tejo e da Área Metropolitana de Lisboa.

Principais áreas de investigação: Hidrologia e Geomorfologia Fluvial; Avaliação de Susceptibilidade e Perigos Naturais (cheias e inundações fluviais, instabilidade de vertentes, erosão hídrica); Ordenamento do Território; Modelação e Análise Espacial com SIG.

ivania.quaresma@gmail.com

Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, variante de Geografia Física, pela Universidade de Lisboa, em 2001.
Mestre em Geografia Física, Riscos e Recursos Ambientais, pela Universidade de Lisboa, desde Março de 2009. Bolseira de Investigação Científica no Projecto DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Membro da European Geosciences Union (EGU).

Principais interesses de investigação: Desastres/Catástrofes naturais, Perigos e Riscos naturais, Ordenamento do território, entre outros.

joaoverde@campus.ul.pt

Mestre em Geografia Física, desde Janeiro de 2009, pela Universidade de Lisboa, pela qual se licenciou em 2001, em Geografia e Planeamento Regional, variante de Geografia Física. Trabalhou com a Autoridade Florestal Nacional em 2001/2002 e 2006/2009, coordenando o Programa de Gestão de Informação e Risco e processando informação estatística, bem como assegurando funções de oficial de ligação ao Comando Nacional de Operações de Socorro, onde desempenha, actualmente, funções de Adjunto de Operações Nacional, desde Junho de 2009, na Autoridade Nacional de Protecção Civil. Em 2004/2005 integrou a Equipa de Projecto para a Proposta Técnica do Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios. Integra o núcleo de investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). É membro da European Geosciences Union. Tem experiência em coordenação de equipas, modelação espacial, sistemas de informação geográfica e soluções informáticas para bases-de-dados relacionais em ambientes cliente/servidor.

Principais interesses: Avaliação de Perigos e Riscos naturais, Gestão do Território.

jorge.rocha@campus.ul.pt

Doutoramento em Geografia, área de especialização em Ciências da Informação Geográfica em 2012, na Universidade de Lisboa (UL). Mestre em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pelo Instituto Superior Técnico (2003) e em Gestão do Território, área de especialização em SIG e Detecção Remota (DR) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2012). Investigador e consultor em vários projectos, dos quais se destacam: PTDC/CS-GEO/111929/2009, AutoMAPticS - Automatic MAPping of Soils; GOCE/CT/2003/010284/EDEN, EDEN - Emerging Diseases in Changing European Environment (coordenador da equipa do CEG-UL); GOCE 037095, PLEIADES - Participatory multi-Level EO-Assisted tool for Irrigation water management and Agricultural Decision Support. (coordenador da equipa do CEG-UL); PTDC/CTE-ATM/101931/2008, Lightning activity in Portugal: Variability patterns and socioeconomic impacts (RAIDEN); PTDC/CS-GEO/103231/2008, DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning; PTDC/CTE-GIX/104035/2008, Fluvio-marine interactions over the last 5000yrs - FMI 5000; PTDC/CS-GEO/105452/2008, SPOTIA: Sustainable Spatial Policy Orientations and Territorial Impact Assessment - Contribution to Portuguese context.

Principais áreas de investigação: Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, Cartografia, Detecção Remota, Geosimulação, Geocomputação e representação de Sistemas Complexos em Geografia (redes neuronais artificiais, sistemas periciais, autómatos celulares, sistemas multiagente, fractais, algoritmos genéticos e sistemas caóticos).

mfragoso@campus.ul.pt

Doutoramento em Geografia Física e Regional, Universidade de Lisboa, 2004. Professor Auxiliar do IGOT-UL (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Geográficos. Membro dos núcleos de investigação CLIMA – Clima e mudanças ambientais (afiliação principal) e RISKam - Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental (afiliação secundária). Coordenador do projecto de investigação RAIDEN – Descargas eléctricas atmosféricas em Portugal: Padrões de variabilidade e impactos sócio-económicos. Membro das equipas de investigação dos projectos Permantar - Permafrost and Climate Change in the Maritime Antarctic (2008-2010), MapRisk - Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-2010) e DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-2013). Membro regular da European Geosciences Union.

margaridav@campus.ul.pt

Doutoramento em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa em 2002. Professora Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e investigadora dos núcleos de pesquisa RISKam e MOPT, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-UL). Foi membro da equipa de coordenação da proposta técnica do Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), coordenadora-adjunta da equipa do CEG no Estudo do Risco Sísmico e de Tsunamis no Algarve (ERSTA) e membro da equipa de coordenação da CCDR LVT na elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT OVT).

Principais interesses de investigação: Ordenamento do Território, Governança Territorial, Vulnerabilidades humanas e Percepção de Riscos.

marioneves@campus.ul.pt

Doutoramento em 2005 em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Investigador, membro da Direcção e Responsável Científico da Fototeca do Centro de Estudos Geográficos. Referee das publicações científicas da Associação Portuguesa de Geomorfólogos e da revista Finisterra desde 2002. Membro da Associação Portuguesa de Geomorfólogos (sócio fundador) e da Associação EuroCoasT-Portugal. Tem participado em diversos projectos dos quais se destacam os mais recentes: (2010-2013) - ANAPOLIS - Análise de terrenos poligonais em Marte com base em análogos terrestres. PTDC/CTE-SPA/099041/2008. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Member of the team; (2010-2012) - PERMANTAR - 2- Permafrost e Alterações Climáticas na Antárctida Marítima, PTDC/AAC-CLI/098885/2008. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Member of the team; (2007-2010)  BISHOP - Bioerosão e bioprotecção nas plataformas litorais do Algarve e Estremadura (PTDC/CTE-GEX/70448/2006).

Principais áreas de investigação: Geomorfologia Litoral, Instabilidade de arribas, Evolução das plataformas rochosas de sopé, Avaliação de riscos litorais.

monica.s.m.santos@gmail.com

Doutoramento em Geografia Física com a tese " Análise hidro-meteorológica de cheias na região Norte de Portugal”, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa. Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território, pela Universidade do Porto, em 2009. Investigadora do projeto FORLAND —Hydro-geomorphologic risk in Portugal: driving forces and application for land use planning (PTDC/ATP-GEO/1660/2014). Principais áreas de investigação: variabilidade climática, eventos hidro-meteorológicos e climáticos extremos, alterações climáticas e seus impactos. Sistemas de Informação Geográfica, riscos naturais, ordenamento do território.

Principais áreas de investigação: Variabilidade climática, eventos hidro-meteorológicos extremos, Sistemas de Informação Geográfica, riscos naturais, ordenamento do território.

nfonseca@campus.ul.pt

Estudante de Doutoramento em Geografia - Ciências da Informação Geográfica, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (UL). Licenciado em Geografia (variante de Cartografia e SIG) pelo IGOT-UL.  Investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, no núcleo de investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam).

Principais áreas de investigação: avaliação de perigos e riscos tecnológicos, avaliação de perigos e riscos naturais, modelação e análise espacial, sistemas de informação geográfica, ordenamento do território.

raquel.melo@campus.ul.pt

Doutoramento em Geografia Física, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL). Mestre em Geografia Física e Ordenamento do Território e Licenciada em Geografia (Variante de Cartografia e SIG) pela Universidade de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos Geográficos no núcleo de investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Docente, como bolseira de doutoramento, no Departamento de Geografia (FLUL-UL) e no IGOT-UL (2009-2012). Professora Assistente Convidada no IGOT-UL (2015-2019). Membro da equipa de Riscos e Proteção Civil na elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa ((PROT-AML). Membro da equipa de Riscos e Mudanças Climáticas na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Territorial de Moçambique. Investigadora no projeto “BeSafeSlide - Protótipo de sistema de alerta para movimentos de vertente, de baixo custo, para melhorar a resiliência da comunidade e adaptação às mudanças ambientais”, financiado pela FCT.

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes; Avaliação de perigos e riscos naturais; Modelação estatística e determinística (estática e dinâmica); Ordenamento do território.

rgarcia@campus.ul.pt

Doutoramento em Geografia Física em 2012 na Universidade Lisboa (UL). Mestre em Geografia Física e Ambiente pela UL (2003). Professor convidado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da UL. Investigador do Centro de Estudos Geográficos no núcleo de investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Investigador nos projectos: MapRisk - Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-10); DO-SMS – Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de movimentos de terreno e gestão sustentável do espaço SUDOE (2009-2011) e DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13). Membro da equipa de Riscos e Protecção Civil do PROT do Oeste e Vale do Tejo. Membro da equipa responsável pela plataforma de Recursos Educativos Digitais para o Ensino da Geografia (Geo-red).

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes; Avaliação de Perigos e Riscos Naturais; Geomorfologia Aplicada; Ordenamento do Território; Cartografia e SIG.

sandra.oliveira1@campus.ul.pt

Investigadora do Centro de Estudos Geográficos e membro do núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam) desde Novembro de 2015. Bolseira de Pós-Doutoramento, com um plano de trabalhos dedicado à avaliação de vulnerabilidade territorial aplicada aos incêndios florestais e às secas, em diversos contextos geográficos. 
Doutorada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia em 2013, com uma tese focada na avaliação dos factores ambientais que influenciam a ocorrência de incêndios na Europa Mediterrânica. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wollongong, Austrália, em 2004, Licenciatura em Geografia pela Universidade de Coimbra em 2002. Membro regular da European Geosciences Union e da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.

Investigadora do projeto europeu “PREFER – Space-based information support for prevention and recovery of forest fires emergency in the Mediterranean area”, entre 2013 e 2015, na Universidade de Coimbra. Consultora científica da organização internacional Bioversity International no projeto “Biodiversity and Cocoa farming: Ghana Case”, entre 2012 e 2013. Scientific Offficer na Comissão Europeia, Joint Research Centre, entre 2009 e 2012, em Itália, integrada no grupo EFFIS–European Forest Fire Information System. Bolseira do projeto “UrbKlim – Clima e Sustentabilidade Urbana. Percepção de conforto e riscos climáticos”, financiado pela FCT, no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2009.

Principais áreas de investigação: Incêndios Florestais; Avaliação de Riscos Naturais e Ambientais; Avaliação de Vulnerabilidade; Riscos Climáticos; Conservação Ambiental.

cruzdeoliveira@campus.ul.pt

Bolseiro de Pós-Doutoramento (FCT) desde 2013. Doutorado em Geografia Física em 2012 pela Universidade de Lisboa (UL). Mestre em Ciências e Engenharia da Terra pela Fac. Ciências – UL em 2005. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, var. Geografia Física pela Fac. Letras – UL em 2000. Investigador do Centro de Estudos Geográficos e membro do núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Investigador em vários projectos de investigação e de Ordenamento do Território: MapRisk - Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-10); DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13); membro da equipa de Riscos e Protecção Civil na elaboração do PROT do Oeste e Vale do Tejo. Assistente Convidado Fac. Arquitectura UTL (2004-06). Docente como Bolseiro Dout. no Dep. Geografia FLUL (2006-09).

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes (componentes estáticas e dinâmicas); Metodologias de avaliação da perigosidade natural, Avaliação da Vulnerabilidade do território e Gestão de Riscos; Geomorfologia Aplicada; Ordenamento do Território.

susana-pereira@campus.ul.pt

Investigadora principal do projeto de investigação FORLAND - Riscos hidro-geomorfológicos em Portugal: forçadores e aplicações ao ordenamento do território (GEO/1660/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Bolsa de Cientista Convidada no projeto FORLAND.

Bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o plano de trabalho “Avaliação da vulnerabilidade dos elementos expostos e análise quantitativa dos riscos hidro-geomorfológicos no Norte de Portugal” (2010-2016).
Doutorada em Geografia Física na Universidade do Porto em 2010 com a tese intitulada “Perigosidade a Movimentos de Vertente no Norte de Portugal”. Pós – Graduação em SIG em 2005 e Licenciatura em Geografia em 2004, Universidade de Porto. 
Investigadora do Centro de Estudos Geográficos, membro do núcleo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Membro da APGEOM (Associação Portuguesa de Geomorfólogos); Membro regular da European Geosciences Union. 
Investigadora dos projectos de investigação MapRisk - Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-10); DISASTER - GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13); AutoMAPticS - Automatic MAPping of Soils (2001-2013). Membro da equipa de Riscos Extensivos do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Norte.

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes; Avaliação de Perigos e Riscos Naturais; Geomorfologia Aplicada; Ordenamento do Território.

tvaz@campus.ul.pt

Estudante de Doutoramento em Geografia Física na Universidade de Lisboa, com bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a desenvolver o projecto intitulado: “Desencadeamento de movimentos de vertente em Portugal continental. Estudo do papel da precipitação e da actividade sísmica”. Mestre em Geografia Física pela Universidade de Lisboa em 2010. Licenciada em Geografia Física e Ordenamento do Território na Universidade de Lisboa em 2005. Investigadora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, no núcleo de investigação RISKam - Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental.

Principais áreas de investigação: Instabilidade de vertentes; factores desencadeantes; riscos naturais; ordenamento do território.

Estudante de Doutoramento em Geografia Física na Universidade de Lisboa.

Please reload

bottom of page